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Meu câmpus tem: projetos de dinamização agroecológica – Portal Institucional – IFSP

Meu câmpus tem: projetos de dinamização agroecológica

Atividades abordam o campo multidimensional da agroecologia, meio ambiente e soberania alimentar

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O Câmpus Campinas do IFSP realiza projetos de dinamização agroecológica, que consistem na articulação dos princípios da agroecologia — entendida enquanto uma ciência, um movimento social, econômico, político e uma prática histórico-cultural — aos pilares de pesquisa, ensino e extensão do IFSP. No âmbito dos projetos, são realizadas atividades que demonstram o campo multidimensional da agroecologia, meio ambiente e soberania alimentar, com a participação de estudantes, docentes, pesquisadores, instituições parceiras e sociedade civil.

Conforme explica a professora Mariana Saragiotto Alves, o projeto de pesquisa “Estudo do meio para implantação de horta didática agroecológica” surgiu a partir do curso de Auxiliar em Agroecologia — iniciado no câmpus em fevereiro de 2022 na modalidade da EJA em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas — com a necessidade da implantação de uma horta didática agroecológica para que os alunos pudessem vivenciar na prática as atividades de preparo de solo, abertura dos canteiros, plantio e manejo.

Associada a essas atividades, a horta também servirá de ferramenta pedagógica para alunos de ensino médio, graças à aplicabilidade de conceitos vistos em sala de aula como ciclagem de nutrientes, fisiologia vegetal e simbioses, além de permitir trabalhos interdisciplinares.

O projeto é desenvolvido pela bolsista Maria Vitória Brites Torres, estudante do 3º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio, sob orientação da professora Mariana, desde março de 2022. Ele possui apoio financeiro da direção do câmpus para compra de insumos, ferramentas e mudas, bem como conta com apoio de um técnico agrícola, o sr. Juliano Takechi Fujita.

Já o projeto de ensino “Educação Ambiental: implantação de composteira no IFSP – Câmpus Campinas” surgiu a partir da necessidade de trabalhar com os alunos o tema transversal de educação ambiental na escola. A implantação de uma composteira no câmpus servirá como uma proposta de ensino podendo ser aplicada na horta didática com a produção de adubo orgânico.

O trabalho de conscientização e educação ambiental está sendo realizado por meio da implantação de lixeiras para coleta de resíduo orgânico produzido no câmpus, caixas plásticas para a vermicompostagem e a confecção de leiras, além da fixação de cartazes e da realização de oficinas de compostagem com os alunos e alunas. O projeto é desenvolvido pela bolsista Giovana Silveira Marques, aluna do 4º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio, também sob orientação da professora Mariana Saragiotto Alves, desde março de 2022.

O projeto de ensino “A metodologia da História de Vida como apoio para projetos em Agroecologia na Educação de Jovens e Adultos” surgiu como uma iniciativa complementar ao curso de Auxiliar em Agroecologia, com o objetivo de criar uma identidade da turma com os princípios da agroecologia e soberania alimentar a partir de relatos orais dos estudantes sobre suas trajetórias alimentares e o reconhecimento da relação entre essas histórias, os objetivos do curso e o público específico da Educação de Jovens e Adultos.

Como parte dos resultados, a expectativa é que a sistematização dessas trajetórias em material audiovisual crie um ambiente acolhedor e de valorização dos saberes populares desses estudantes, apresentando-os como sujeitos do processo de aprendizagem e, desta forma, contribuir no enfrentamento das dificuldades que caracterizam essa modalidade de ensino, sobretudo no combate à evasão escolar.

O projeto é desenvolvido com a bolsista Isabelli Thaís Messias Costa, estudante do 1º ano do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, e coordenado pela professora Erika Batista, desde março de 2022.

Os projetos de dinamização agroecológica são parte das atividades do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Educação e Sociedade (NEAES) do Câmpus Campinas, coordenado pelas professoras Erika Batista e Mariana Saragiotto Alves, desde 2017. A proposta do NEAES é articular projetos em perspectiva multi e interdisciplinar a partir das três linhas de pesquisa que compõem o grupo de pesquisa (podem ser consultadas aqui) que se conjugam com ações de extensão e ensino, como é o caso do Curso de Auxiliar em Agroecologia.

O Núcleo é composto por docentes-pesquisadores, estudantes e egressos do Câmpus Campinas, além de pesquisadores, educadores sociais e técnicos parceiros de outras instituições da sociedade civil (Amater Cooperativa, Rede Leste Paulista de Agroecologia, Unicamp, Cooperflora Cooperativa da Agricultura Familiar, entre outros).

 

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