Ícone do site OESTE PAULISTA NOTÍCIAS

Prefeitura entrega certificados de conclusão do curso de Robótica do programa “PTS na Escola” – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), realizou, na manhã desta quinta-feira (8), a entrega de mais 45 certificados de conclusão do curso de Robótica, desta vez aos alunos do 9º ano da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, na região central da cidade. As entregas dos certificados começaram na terça-feira (6), na E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, com 45 certificados, e prosseguem até o dia 13 de dezembro em mais três unidades: E.M. “Matheus Maylasky”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira” e E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, com outros 135 diplomas.

As ações educativas são do programa “PTS na Escola”, em que um ônibus itinerante funciona como uma espécie de extensão do FabLab (laboratório de Soluções Digitais e Engenharia Robótica do PTS), ensinando os fundamentos da Cultura Maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de Lógica, Ciência e Robótica aos estudantes. O ônibus do “PTS na Escola” já esteve, nesta primeira etapa, aplicando o programa em cinco unidades escolares municipais do Ensino Fundamental anos finais.

“Durante o primeiro ciclo do projeto, tivemos um ótimo feedback e todas as escolas participantes, sem exceção, ressaltaram a importância da ação, principalmente no engajamento dos estudantes com as atividades”, comentou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Helana Ferraz.

O projeto atende, por enquanto, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. “Esta ação faz parte de um programa que irá se expandir mais ainda em 2023”, completou a gestora Helana Ferraz.

“Agradeço a oportunidade de conhecer o PTS e o contato com novas tecnologias, como a Robótica. Foi muito importante participar desse projeto, pois é algo que, antes, nunca tive contato e auxiliou a mim e meus colegas, na decisão da profissão a seguir no futuro. Isso faz enriquecer, ainda mais, o aprendizado na prática”, ressaltou a aluna e formanda do curso na E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, Mariana

Fotos: Michelle Alves/Secom.

Sair da versão mobile