Ícone do site OESTE PAULISTA NOTÍCIAS

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerra com premiação do Festival de Aplicativos e Jogos

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) terminou, neste sábado (25), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Foi um evento marcante que celebrou o conhecimento, a inovação e a importância da ciência e tecnologia para a sociedade brasileira. A SNCT foi um evento promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com o Governo do Estado.  

A solenidade de encerramento reuniu a comunidade educacional, autoridades e entusiastas da educação e tecnologia. O secretário de Gestão Governamental de João Pessoa, Diego Tavares, representou o prefeito Cícero Lucena na entrega da premiação do Festival de Aplicativos do programa ‘Codificar para Desenvolver (Code) – Jovens para o futuro’, uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) com apoio da Secitec e em parceria com a Funetec. “A visão do prefeito é tornar João Pessoa em um grande potencial de tecnologia e assim transformar nossa cidade”, comentou Diego Tavares.  

A secretária de Educação do Município, América Castro, parabenizou todos os envolvidos e comentou que a etapa seguinte é colocar os alunos para estagiar e logo irem para o mercado de trabalho para que possam se desenvolver ainda mais. “Alguns alunos já me pararam para perguntar ao professor Guido quando vamos levá-los ao mercado?”, brincou a professora, que foi aplaudida pelos jovens.  

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, disse que a ideia das secretarias é se unirem para que haja mais programadores em nosso Estado e no Município. “Aqui estão reunidos todos os atores sociais dessa iniciativa discutindo o que há de inovador na área. Isso é um dos passos para evolução da ciência”, destacou.  

Durante o encerramento oficial, houve a final dos jogos eletrônicos e foram entregues certificados e prêmios de R$ 5 mil aos três primeiros colocados do Festival de Aplicativos Code. A primeira equipe colocada foi a Colect Fruits, da Escola Fenelon Câmara, com um aplicativo que leva o mesmo nome da equipe. A estudante Yas Pereira Marques, comentou que tudo foi maravilhoso, e que não imaginava que seria tão legal programar.  

O segundo lugar foi a equipe ‘Cat’, da Escola Municipal Índio Piragibe, de Mangabeira, com o aplicativo ‘Adote-me’. A estudante Laura Andrade explicou que o aplicativo foi construído com o intuito de resgatar gatinhos abandonados. “Estou muito orgulhosa e grata a todo mundo que me ajudou, meus familiares, meus amigos, professores. Muita gratidão mesmo a todos”, disse Laura emocionada.  

O terceiro lugar ficou com a equipe Rebeca do aplicativo TDAHelper, da Escola Cívico Militar Chico Xavier, que foi programado com o intuito de ajudar as pessoas com deficiências. Uma das alunas da equipe, Rebeca Fantini, disse se sentir honrada com a terceira colocação. “É importante para os alunos mesmo aprender, poder crescer, aprendendo a programar e futuramente trabalhar nessa área”, disse Rebeca, que foi bastante apoiada pelos amigos e familiares.  

O Festival de Aplicativos Code teve 225 equipes inscritas no primeiro momento. Logo após, foram selecionadas mais de 100, onde foram escolhidos três classificados por votação eletrônica popular.

Sair da versão mobile