Os alunos Lara (13 anos), Paulo (15 anos) e Igor (17 anos), do projeto Boa Guarda, conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze no World Cup de Jiu-jitsu, no domingo passado (26/11), na Arena da Juventude, em Deodoro, na Zona Norte do Rio. A competição foi realizada pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Olímpico e contou com a participação de 10 atletas do Programa Boa Guarda.
Ao todo, no mês de novembro, os atletas do Boa Guarda já faturaram 11 medalhas, sendo seis de ouro, quatro de prata e duas de bronze. A conquista aconteceu durante o Festival de Jiu-jitsu Kids das Comunidades (Chapadão, Final Feliz, Pedreira e Inferninho), disputado no dia 15 de novembro, no bairro de Anchieta, e no dia 12, no World Jiu-Jitsu Championship Brazil, disputado na Arena Wenceslau Malta – Arena Olímpica de Deodoro, ambos na Zona Oeste do Rio.
Em outubro, os lutadores também fizeram bonito no evento tradicional de lutas disputado na Arena Global 127, também na Zona Norte do Rio. Os alunos do projeto Boa Guarda conquistaram ao todo 11 medalhas, sendo oito de ouro e três de prata. O evento contou com lutas de jiu-jitsu sem kimono, boxe e MMA.
Projeto Boa Guarda
O nome do projeto faz referência a uma das posições de combate mais importantes, que tem como foco a defesa. Na Zona Oeste, as aulas acontecem diariamente no Parque Radical de Deodoro. São oferecidas aulas de muaythai , jiu-jitsu, capoeira, judô e treinamento funcional. Já na Zona Norte o projeto é realizado no Parque Madureira, sendo disponibilizadas as modalidades de kickboxing e capoeira, na altura da base da GM-Rio.
As inscrições devem ser realizadas nos próprios locais. Nas duas unidades, as aulas são ministradas por guardas municipais que são mestres e professores nas modalidades oferecidas, muitos deles campeões do esporte também. O projeto Boa Guarda é uma iniciativa que integra a frente de ações sociais da GM-Rio de proximidade e interação com a população, assim como já acontece com o Showdog e a Cinoterapia e as atividades lúdicas e palestras da Ronda Escolar.