A Comlurb e a Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens entregaram à população, nesta quarta-feira (20/12), o ecoponto Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, que vai atender às comunidades Terreirão, Vila da Paz e Canal das Taxas. Com mais essa inauguração, a cidade passa a contar com 21 novos ecopontos em 2023 – em 2022 foram outros 22. O local vai funcionar diariamente, durante 24 horas, e contará com uma caixa compactadora de 15 m³, fechada, destinada ao lixo domiciliar, e duas caixas estacionárias de 5 m³, abertas, para receber entulho, bens inservíveis e galhadas. O gari Renato Sorriso e o grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que cantam músicas de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, estiveram presentes na inauguração com irreverência e bom humor.
A iniciativa de instalar um ecoponto no local partiu do Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, já que a área estava sendo usada por catadores de forma irregular, sem autorização. Com a implantação do ecoponto, a comunidade recebeu um equipamento público de suma importância para os moradores e comerciantes, que podem agora fazer o descarte de seus resíduos de forma ordenada.
O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reafirma a importância da inauguração de ecopontos na cidade.
– Contamos com o apoio do subprefeito Raphael Lima na implantação de mais um ecoponto na Zona Oeste. A nossa gestão na Comlurb tem a preocupação de atender as comunidades, garantindo locais organizados para que os resíduos sejam deixados pelos moradores, de forma ordenada, evitando que fiquem espalhados pelas ruas.
Para a construção do ecoponto foi necessário realizar a remoção de construções irregulares com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Só depois, a Comlurb pôde implantar o novo posto de coleta. A subprefeitura apoia a Comlurb em ações de conscientização com relação ao descarte correto de resíduos no Terreirão, e a implantação do ecoponto vai contribuir com a redução do descarte irregular, que acabava sendo feio às margens da Rua DW com a Avenida Gilka Machado.
– A implantação desses ecopontos atende a demanda dos moradores que estão sempre em contato com a subprefeitura em busca de soluções para o descarte de resíduos em áreas de comunidade e locais onde a coleta porta a porta não consegue chegar. Ficamos felizes com essa conquista tão importante para a região – disse o subprefeito Raphael Lima.
Outras áreas da cidades também terão ecopontos
A Comlurb está reformando e implantando novos ecopontos em diversas regiões da cidade, especialmente em áreas mais críticas de descarte irregular e em comunidades. Assim, a Companhia garante que locais antes degradados passem a contar com pontos ordenados de descarte, com remoção regular feita por caminhões. Além de fundamentais para a ordenação dos resíduos, os ecopontos ajudam no controle de vetores e na melhoria da saúde pública.
As unidades lançadas neste ano, até o momento, são: Piscinão de Ramos, Praia da Rosa e Boogie Woogie (Ilha do Governador), Costa Barros (Estrada de Botafogo), Manguinhos (Conjunto da Embratel), Teixeira Brandão (Colônia Juliano Moreira), Nova Esperança e Ayrton Senna (Gardênia Azul), Nova Divinéia (Grajaú), Mata Machado (Alto da Boa Vista), José de Arimatéa (Cidade de Deus), Leonel Brizola (Areal, Rio das Pedras), Vila Vintém (Padre Miguel), Muzema (Itanhangá), Engenheiro Souza Filho, Pinheiro e Curva do Pinheiro (Rio das Pedras), Morro do Cruz (Andaraí), Servidão G7 e Pantanal (Recreio dos Bandeirantes).