NOTÍCIAS

Parque Tecnológico de Sorocaba é convidado a participar do evento MOBI 2024, dias 5 e 6 de abril, na Uniso – Agência de Notícias

Arte: Cintia Avanzi

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi convidado a participar, nos dias 5 e 6 de abril, do evento MOBI_RMS 2024 – Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonizada na Região Metropolitana de Sorocaba, que será realizado na Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” da Uniso (Universidade de Sorocaba), localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 92,5. Organizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT UNISOTECH) da Universidade de Sorocaba, o evento, que tem apoio do PTS é considerado o maior festival de Inovação, Criatividade e Sustentabilidade da região e contará com diversas palestras, apresentação de produtos, cases, mesas-redondas, fóruns, rodadas de negócios, além de estandes temáticos.

O professor Marcelo Silvani, coordenador do evento, destaca que o MOBI (Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonização) vem para ampliar o debate sobre o atual momento da região metropolitana, mas também para mostrar que o futuro está aí e a inovação tecnológica é uma realidade que tende a beneficiar os estudantes, bem como empresários dos diversos setores, as cidades e sua população. Segundo ele, o objetivo é criar uma agenda para transformar a RMS e suas 27 cidades em referência sul-americana no que diz respeito à mobilidade neutra e energias renováveis, além de implantar um espaço físico colaborativo para incentivar atividades que reúnam as empresas participantes.

O ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance, (ambiente, social e governança corporativa), será um dos temas tratados no evento pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), assim como o ICT UNISOTECH, a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM) e o Sebrae Sorocaba, que abordarão as tendências e oportunidades nas questões de inovação, produção e sustentabilidade, em rodadas de negócios, apresentações de produtos, cases, mesas-redondas e fóruns.

A partir de quatro pilares — Economia Circular, Descarbonização, Energias Renováveis e Bioeconomia—, a presidência e profissionais do PTS discutirão, ao lado de professores e pesquisadores, temas como: transporte, energias limpas, agricultura familiar, hidrogênio verde, impacto social, música, tecnologias quânticas, educação, ESG, Smart Cities, saúde e cannabis, entre outros.
A presidência do PTS destaca que a importância desse evento é muito grande, uma vez que são temas discutidos com regularidade no próprio ambiente do Parque Tecnológico e que, obviamente, ganham em projeção quando a discussão passa a abranger instituições como o ICT UNISOTECH, a Agem (Agência Metropolitana) e o Sebrae.

De acordo com a programação, o PTS participa já do pré-evento, no dia 1º de abril, segunda-feira, das 14h30 às 17h, no Espaço Arena / prédio da Biblioteca, da Uniso, quando o presidente do PTS, fazendo a abertura da semana, abordará o tema: “Desafios Complexos – ESG – Quem já falava do assunto antes de se popularizar”.

Já na próxima sexta-feira (5), das 8h30 às 10h30, a participação do PTS será na Roda de Conversa, abordando o tema: “A importância de Centros, Institutos e Ambientes de Inovação no cenário de CT&I”, que também será realizada no Espaço Arena / prédio da Biblioteca. Participam, ainda, o Prof. Dr. José Martins, Pró-Reitor de Inovação da Universidade de Sorocaba; doutor Levi Pompermayer Machado, professor-associado da Unesp/Registro e diretor de Inovação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; doutor Guilherme W. Bueno, professor-associado da Unesp/Registro e Coordenador do Aquário de Ideias – Incubadora de Empresas de Base Científica e Tecnológica na região de Mata Atlântica no Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo, além do doutor Leonardo F. Fraceto, professor-associado da Unesp/Sorocaba e Coordenador de Inovação do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) em Dinâmica da Biodiversidade e Mudanças do Clima e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável (INCT-NanoAgro).

Também no dia 5, das 14h às 17h, no Laboratório Sthemda, da Uniso, a Hubiz, incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), estará presente no evento, destacando, com seus profissionais, todos os programas e ações realizadas por essa aceleradora, que é credenciada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A Hubiz já acelerou um total de 390 startups, dos mais diversos segmentos. Algumas dessas startups, inclusive, ganharam destaque no cenário nacional e até internacional, pela característica inovadora de seus produtos.

Programação completa do MOBI e inscrições no site: www.mobirms.com.br.