NOTÍCIAS

Prefeitura compartilha boas práticas na Bett Brasil

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de ensino municipal da Prefeitura de São José dos Campos apresentou casos de sucesso e boas práticas na Bett Brasil 2024, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. 

Nesta quinta-feira (25), a cidade esteve representada em dois painéis no Auditório Educação Pública, com os temas “Construindo um ecossistema de inovação para a educação pública” e “Escola 5.0 – A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva”.

Destacando-se pelos investimentos voltados à inclusão, com uso de tecnologia, formação de professores e investimentos no ensino de qualidade, o município compartilhou experiências com gestores e educadores de todo o país presentes no evento. 

“Foi extremamente interessante o que São José trouxe nestas apresentações, nos proporcionou uma nova visão para o trabalho que realizamos”, afirmou Majô Dias, professora da rede estadual do Mato Grosso.

“Eu consegui observar detalhes que podemos levar e aplicar em nossa rotina, em especial nos aspectos tecnológicos e nas metodologias de formação para professores”, destacou.

Em São José, a Prefeitura inova com os programas educacionais, como o Educação 5.0, voltado à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, a Escola de Formação do Educador (EFE) para formação continuada de professores e os recursos para a educação especial e inclusiva, garantindo que os alunos assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) sejam respeitados em suas necessidades, aproveitando ao máximo suas habilidades para desenvolver a aprendizagem, entre outras ações. 

Dispositivos como os óculos inteligentes ampliam aprendizado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Segundo Janete Martins, executiva de vendas da Bett Brasil, a participação de São José dos Campos agregou significativamente aos visitantes: “Nós conhecemos e acompanhamos o trabalho da Prefeitura de São José há muitos anos, foi uma honra recebê-los nesta edição tão especial, que trouxe o Auditório Educação Pública entre as novidades. Espero que possamos ampliar ainda mais esta parceria nos próximos anos”, afirmou. 

O foco de todas as ações da Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 90 anos de idade, atendidos nas 113 escolas da Educação Infantil, nas 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

Bett Brasil

Em sua 29ª edição, a Bett Brasil aborda como tema central a “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais” e traz como novidade uma área exclusiva para o setor público, que conta com exposição, lounge e palestras sobre os desafios e perspectivas do segmento.

Focado em gestores e educadores, o evento debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

Saiba mais no site da Bett Brasil.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania