NOTÍCIAS

Alunos da Rede Municipal passam por triagem oftalmológica nas unidades de ensino

‘Olhar João Pessoa’

Alunos da Rede Municipal passam por triagem oftalmológica nas unidades de ensino


19/06/2024 |
13:30 |
1

Um problema de visão pode prejudicar o aprendizado do aluno em sala de aula. É pensando nisso que a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está dando continuidade ao programa ‘Olhar João Pessoa’ que oferece consultas oftalmológicas aos alunos. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) na Escola Municipal de Tempo Integral José Peregrino de Carvalho, no bairro Ilha do Bispo.

“É de grande importância a gente executar mais esta ação nas nossas escolas da rede devido a procura dos nossos alunos ao relatarem a dificuldade em escrever o que a professora escrevia no quadro. Esse atendimento também estava no plano de governo do prefeito Cícero Lucena. É uma parceria também com a Câmara Municipal de João Pessoa por meio de uma emenda impositiva que estamos executando esta ação de grande relevância nas nossas unidades de ensino. Iremos atender cerca de 55 mil alunos”, disse a secretária de Educação e Cultura, América Castro.

A triagem acontece com uma equipe da Secretaria de Saúde acompanhada de uma médica oftalmológica da SMS e um facilitador do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade (IPPEDS) onde estão realizando um processo de triagem com os estudantes para saber quais apresentam problemas na visão e precisarão usar óculos de grau.

Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino passam pelo exame de acuidade visual onde é avaliada a capacidade de visão.

“A gente vai fazer isso em todas as escolas. Nesta quinta-feira (20), a Ótica Itinerante do Instituto estará presente para que as crianças possam escolher a armação. Em seguida a gente manda esses óculos para serem confeccionados e entregues às crianças com sete dias”, explicou a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Aline Grisi.