O Esporte Clube Pinheiros acertou uma contratação de peso para o NBB. O armador Raul Togni Neto, o Raulzinho, está de volta ao Brasil, após 13 anos no exterior, para vestir a camisa azul e preta.
Depois de disputar a primeira temporada do NBB, em 2008/09, Raulzinho partiu para a Europa. Jogou na Espanha até ser draftrado pelo Utah Jazz, da NBA, onde construiu uma carreira sólida e muito bem-sucedida. Agora, aos 32, anos, ele escolheu o Pinheiros para o seu retorno ao basquete brasileiro. Ele será a referência do jovem time comandado pelo técnico Vitor Galvani.
Animado com a chance de jogar novamente em seu País, Raulzinho chegou dos Estados Unidos na última segunda-feira (14/9) e já fez questão de ir para o Clube. Fez os primeiros exames, bateu bola com o auxiliar técnico Thomas Poles e a, partir desta terça-feira (15), ficará à disposição do técnico Vitor Galvani para os treinos.
“Estou na fase de finalização da minha recuperação. O Pinheiros e o Galvani abriram as portas para que eu possa treinar da forma que eu preciso. O Pinheiros é um clube que tem uma grande estrutura e isso vai me ajudar. Estou feliz de estar aqui, conheço como trabalha o Galvani e agora é entender a parte técnica e tática”, disse Raulzinho.
Depois dos 13 anos atuando fora do Brasil, Raulzinho diz que seu principal foco neste momento é recuperar seu melhor jogo, ajudar o Pinheiros e ajudar a alavancar ainda mais o NBB. Apesar dos 32 anos, ele brinca dizendo que ainda é um “novato” no principal campeonato do Brasil.
“Agora, aqui no Pinheiros, quero ajudar a equipe e passar o máximo para o time que é bastante jovem. Tomei a decisão de vir para essa equipe e entrar na melhor forma possível, ajudar o NBB, onde serei quase um novato. Depois, penso no meu futuro”, completou.
O presidente do Pinheiros, Carlinhos Brazolin, ex-jogador de basquete e que conhece bem o pai de Raulzinho (Raul Togni, que também foi jogador de Seleção), ficou muito feliz com a chegada do reforço de peso. “A contratação do Raulzinho é algo espetacular para o basquete do Esporte Clube Pinheiros. Ele é um ídolo do Brasil e faz o mesmo percurso que fez o Leandrinho quando aqui esteve defendendo o Clube. Com certeza irá trazer milhares de pessoas aos nossos jogos ao longo do tempo em que estará vestindo nossa camisa, além de incentivar a garotada na pratica do basquete”, disse Carlinhos Brazolin.
Casa da NBA – Raulzinho é o terceiro jogador que atuou na NBA e veio para o Pinheiros. O primeiro foi Rolando Ferreira, que jogou uma temporada no Clube (1998-99). Depois veio o ala Marquinhos, sendo duas vezes. A primeira na temporada 2008-09, jogando a primeira NBB, depois duas temporadas, de 2010 a 2012. O outro foi Leandrinho Barbosa, que jogou pelo Boston Celtics (2012-13), veio para o Pinheiros e retornou à NBA para defender o Phoenix Suns (2014).
BIOGRAFIA
Nome – Raul Togni Neto
Apelido – Raulzinho
Local de nascimento – Belo Horizonte –MG
Data de nascimento – 17/05/1992 (32 anos)
Posição – Armador (1)
Altura – 1.85m
CARREIRA
2008-09 – MINAS TÊNIS CLUBE
2011-14 – Guipuzcoa – Espanha
2011-14 – Múrcia – Espanha
RAULZINHO NA NBA
Draft 2013 – 47ª escolha na segunda rodada
2015-19 – UTAH JAZZ
2019-20 – PHILADELPHIA
2020-22 – WASHINGTN WIZARDS
2022-23 – CLEVELAND CAVALIERS