Ícone do site OESTE PAULISTA NOTÍCIAS

Beneficiários do Bolsa Família devem procurar Unidade de Saúde para atendimento; prazo termina em dezembro – CGNotícias

Termina no mês que vem, o prazo para que os beneficiários do Bolsa Família procurem uma Unidade de Saúde da Família para atendimento semestral com um profissional de saúde, acompanhamento de gestante no pré-natal e atualização da carteira de vacinação. Essa é uma das condições para que a pessoa continue a receber dinheiro do programa. Em Campo Grande, 48.801 famílias dependem do benefício, um total de 107.548 pessoas que estão inscritas no CadÚnico, o cadastro do governo federal.

O alerta é para as gestantes, mulheres em idade fértil entre 14 e 44 anos de idade e crianças menores de 7 anos, esses públicos devem fazer o acompanhamento de saúde numa unidade de saúde da família. Apesar de faltar mais de um mês para terminar o prazo, que vai até o dia 15 de dezembro, a gerente técnica de alimentação e nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Joia, informa que pelo menos 40% dos beneficiários não aparecem nas unidades de saúde para o acompanhamento necessário. “Essas pessoas podem ter o pagamento do benefício bloqueado”, alerta.

CadÚnico e Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa social do governo federal, de transferência de renda à população mais vulnerável. Para participar, o usuário tem que estar em dia com algumas exigências nas áreas de saúde e educação. “Na saúde, por exemplo, é exigido que a cada 6 meses as famílias procurem uma USF”, explica Renata.

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo governo federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, de forma gratuita. 

Para o acompanhamento nas USFs é necessário levar os documentos pessoais  e o cartão SUS.

Sair da versão mobile