Ícone do site OESTE PAULISTA NOTÍCIAS

Atrativo de Bonito, Aquário Natural recebe certificação do Programa SENAI Carbono Neutro – Prefeitura Municipal de Bonito

DCIM100MEDIADJI_0306.JPG

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul continua mostrando o poder da união entre o setor público e privado na busca pela preservação de suas riquezas naturais. Nesta semana, o atrativo Baia Bonita Tour LTDA – mais conhecido como Aquário Natural – deu mais um importante passo neste sentindo, ao ser o primeiro do município a receber a certificação do Programa SENAI Carbono Neutro, que objetiva ajudar as empresas a neutralizar a emissão de carbono por meio da redução e compensação das emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE).

O proprietário do atrativo, Nelson Izidoro Chemin Jr. destacou que a certificação do atrativo vai de encontro com as conquistas do município, que em dezembro de 2022, recebeu a certificação das Nações Unidas para o Clima, sendo o primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro. 

“Nós buscamos acompanhar o município, implantando no atrativo as ações determinadas pelo Poder Público. A conquista de primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro foi algo muito grande para todos nós e serviu também como uma direção, nos mostrando algumas práticas que poderiam ser adotadas dentro das propriedades privadas para também contribuir com o nosso planeta”, detalha.

O prefeito Josmail Rodrigues parabenizou a iniciativa do atrativo, reforçando a importância de todos os seguimentos caminharem na mesma direção. “De nada adiantaria se apenas uma parte da sociedade estivesse influída em manter nossas riquezas naturais e as demais fossem alheias. Bonito precisa da atenção de todos e do trabalho em conjunto, porque infelizmente, já estamos colhendo frutos do nosso descuido com o meio ambiente ao longo dos anos, ao ver nossos rios turvando com chuvas pequenas. Agora é juntar forças, cada um assumindo a sua responsabilidade e lutando por nossa cidade. Parabéns ao Nelson e toda sua equipe por entender e assumir essa reponsabilidade”.

O Aquário Natural conta com a maior parte de sua área preservada, com floresta nativa e isso demonstra um considerável estoque de carbono. Conforme relatório, em 2023 as atividades praticadas no atrativo, considerando desde consumo de energia, lixo, gasolina e capacidade de turistas, por exemplo, foi de 14 toneladas de CO2e, enquanto o estoque produzido na propriedade é de 26.714 toneladas de CO2e.

Este inventário de GEE foi publicado em 2024, considerando dados do período de 01/janeiro a 31/dezembro, sendo o ano-base 2023. Este é o 1° inventário, considerando a adesão ao Programa Senai Carbono Neutro pela organização. A frequência de atualização prevista é anual. A divulgação é definida pela própria organização, sendo entregue versão digital assinada. Não foi realizado verificação por terceira parte até a publicação deste relatório.

Sair da versão mobile