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Projeto universitário é vencedor de prêmio nacional com o apoio do PTS – Agência de Notícias



17 de dezembro de 2024

16:55

Por: Marcelo Andrade (PTS), Verônica Ferreira

Realizado pela Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o projeto “Steam Unip: Inovação e Conhecimento Integrado” foi vencedor do Prêmio de Propriedade Intelectual nas Escolas, na categoria “Tecnologia – Educação para Ciência e Inovação”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A premiação aconteceu na sede do INPI, no Rio de Janeiro.

O Steam Unip se destacou por sua abordagem multidisciplinar, combinando ações integradas, envolvendo desde discussões audiovisuais até desafios práticos e oficinas interativas. Segundo o coordenador do projeto e professor, Alessandro Jordão, tais práticas não apenas promoveram o aprendizado técnico-científico, refletido em publicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais, mas também a formação de cidadãos críticos, preparados para atuar em um mundo em constante transformação.

“Essa conquista só foi possível graças ao apoio de parceiros como o PTS e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba, e à conexão promovida com empresas como Ford, Toyota, Casio, VTech e, mais recentemente, a Wittenstein. Essas colaborações tornaram ações concretas realidade, que conectam a universidade à indústria e à comunidade, promovendo inclusão, equidade e um impacto positivo e transformador”, ressaltou o coordenador do projeto.

Além desse prêmio, Alessandro Jordão foi indicado ao Prêmio de Educador de Propriedade Intelectual do Ano, e concorreu com educadores de destaque em todo o Brasil. O professor também é vice-presidente do Conselho de Administração da Agência Inova e membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Sorocaba. Alessandro é coordenador de cursos de graduação e pós-graduação da universidade.

“A robustez do projeto derivou também da parceria com o PTS, bem como da colaboração estratégica com empresas de renome global e da comunidade local. Essa rede de cooperação consolidou sua relevância, proporcionando aos nossos alunos oportunidades práticas em áreas como mobilidade sustentável, robótica e Inteligência Artificial, além de ampliar perspectivas para sua empregabilidade”, destacou Maurício Corrêa, diretor e professor doutor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET).

Para o presidente do PTS, Nelson Cancellara, o resultado demonstra a importância do projeto, que desempenha papel fundamental na integração entre universidades, poder público e mercado, promovendo a inovação e o desenvolvimento econômico. “Ao integrar o PTS, a indústria e a comunidade no projeto, cria-se um ambiente inclusivo e colaborativo, onde todos podem contribuir e se beneficiar. Essa abordagem transforma desafios em oportunidades, preparando os jovens para liderar com inovação e consciência em um mundo em constante transformação”, destacou.

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