ENTRETENIMENTO

Esporte Futuro fica em 4º lugar no ranking geral de público da Liga Nacional de Futsal de 2024 – LNF

| Foto: Movimento e Foco

O futsal se coloca cada vez mais como um dos esportes mais amados pela população local. Pelo segundo ano consecutivo, o Esporte Futuro, uma das equipes da cidade na modalidade, ficou com uma das maiores médias de público da Liga Nacional de Futsal (LNF), maior competição do referido esporte no país.

Na LNF de 2024, o Esporte Futuro teve a terceira maior média de público da competição, com incríveis 1.349 torcedores por jogo. Ficaram à frente apenas o Joinville, com média de 2.385 torcedores e o campeão Jaraguá Futsal – Jaraguá do Sul-SC, com uma média excepcional de 4.237 torcedores por partida.

Na quantidade total de torcedores ao longo da temporada da LNF, o Esporte Futuro também apareceu na parte de cima, com um total de 16.190 torcedores em seus 12 jogos como mandante no Campeonato. No total de torcedores, a equipe toledana ficou em 4º lugar, atrás apenas do São Lourenço – São Lourenço do Oeste-SC, com 18.125 torcedores, do Joinville-SC, com 31.012 torcedores e do Jaraguá Futsal-SC, com impressionantes 59.328 torcedores.

Em apenas dois anos na Liga Nacional, o Esporte Futuro já se tornou um dos principais clubes no quesito público no Ginásio de Esportes Alcides Pan, já que em 2023 também teve a terceira melhor média, com 1.807 espectadores por partida, um número ainda mais impactante do que o apresentado em 2024.

A direção do Esporte Futuro ressaltou o feito da temporada e agradeceu os torcedores pelo apoio ao longo da temporada. “Foi um ano incrível, e não poderíamos estar mais gratos. Em 2024 tivemos o privilégio de contar com a 4ª maior torcida da Liga Nacional, com mais de 16 mil apaixonados vibrando com a gente ao longo da temporada”.

Temporada de 2025

Em 2025, assim como nas temporadas anteriores, o Esporte Futuro terá como principais desafios, as disputas da Chave Ouro do Campeonato Paranaense e da Liga Nacional de Futsal. O time Sub-20 é outro grande foco do clube e terá pela frente o Campeonato Paranaense e a Talentos LNF.

Contratações, renovações e saídas

Até o momento, a direção do Esporte Futuro anunciou a contratação de seis nomes para a próxima temporada. O ala Victor, que volta para o clube depois de uma bela passagem em 2023 e de ter atuado no Cascavel Futsal em 2024, o fixo Rodrigo Kosloski, que vem de um ótimo ano no Apucarana Futsal, na Chave Prata do Campeonato Paranaense, o ala esquerdo Léozinho, de 25 anos, que estava no Clube Atlético Deportivo (CAD) – Guarapuava, o goleiro Eduardo Triches Petri “Dudu”, que defendeu as cores do Santa Helena Uniguaçu na Chave Prata do Paranaense e o ala Luquinhas, de 21 anos, que veio do São José Futsal-SP. Outro retorno importante é do fixo Quixeré, que defendeu as cores do Esporte Futuro em 2023 e em 2024 passou por Cascavel Futsal-PR e Fortaleza-CE, clube pelo qual foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Cinco atletas do elenco de 2024 renovaram para a temporada de 2025, sendo eles: Feijão; Léo Negrini; Renatinho; Vitinho; e Gabriel.

O novo treinador será Luciano Bonfim, de 48 anos. Ele traz experiência e uma trajetória vitoriosa no futsal nacional, com títulos e acessos em competições estaduais e nacionais.

À frente do Operário Laranjeiras – Laranjeiras do Sul-PR desde 2019, Bonfim começou a sua trajetória no clube conquistando o acesso da Chave Bronze para a Chave Prata e, no ano seguinte, foi campeão da Chave Prata (2020), garantindo o acesso à Chave Ouro. Além disso, acumulou conquistas importantes, como os títulos da Taça da Federação (2021), da Liga Paraná (2021) e da Copa União (2024).

No Foz Cataratas – Foz do Iguaçu-PR, de 2016 a 2018, Bonfim levou a equipe às semifinais da Liga Nacional de Futsal em 2017, em uma campanha histórica para o clube da tríplice fronteira.

O profissional chega para suprir a saída de Eduardo Morruga, que comandou o Esporte Futuro por dois anos. Morruga já foi anunciado pelo Joaçaba e voltará para o estado de Santa Catarina, onde já havia comandado o Tubarão.

Enquanto isso, vários nomes tiveram a sua saída anunciada e não ficam para o próximo ano. No gol, os três ocupantes da função não ficam, o garoto Getúlio, o prata da casa Cariri e o ídolo e um dos destaques do time Renato, o qual acertou com o Pato – Pato Branco-PR.

O fixo e capitão Pirulito saiu pouco antes do fim da temporada e já está defendendo as cores do São Lourenço-SC.

Garotos como Zé Filho, Nicolas e Lucão que defenderam o time principal e o Sub-20 também não ficam. Outras saídas importantes foram de Jeep, Guss e do ala Formiga, com passagem marcante pela equipe (Formiga quebrou a perna em um jogo do Esporte Futuro em 2023, se recuperou e voltou a defender as cores do time de Toledo em 2024 depois de uma longa recuperação).