Ícone do site OESTE PAULISTA NOTÍCIAS

Operação Casa Limpa amplia combate à dengue em São José

Lucas Lemes


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou,  neste sábado (18), a primeira Operação Casa Limpa de 2025. A ação foi realizada nas regiões norte e leste da cidade com o objetivo de ampliar o combate à dengue.

Pneus, garrafas, latões, baldes, lonas e outros materiais foram recolhidos pelas equipes da Prefeitura nos lares de moradores conscientes, que fizeram o dever de casa ao separar materiais que podem acumular água, transformando-se em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmisor da dengue e arboviroses.

A Operação Casa Limpa foi realizada das 7h às 12h, com a participação de pelo menos 20 gentes de combate às endemias. Dois caminhões e carro de som foram utilizados durante a ação. 

Agentes de combate às endemias em ação | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Apoio popular 

Munícipes de bairros onde foi realizada a Operação Casa  Limpa deste sábado destacaram a importância da ampliação do combate à dengue.

“Muito legal a iniciativa da Prefeitura. A dengue não é brincadeira. Eu mesmo já peguei a doença e a melhor forma de combatê-lá é não deixar o mosquito se reproduzir. Por isto, é importante retirar estes materiais de nossas casas para não se transformarem em criadouros”, afirmou Lucas Oliveira, de 26 anos.

“Muito bom. A oficina do meu marido é aqui ao lado e é bastante comum ter pneus lá. Ele sempre guarda com cuidado para fazer o descarte corretamente. Com o caminhão aqui, ficou muito mais prático. Deu pra tirar tudo de uma vez”, disse Bianca de Souza, de 36 anos. 

O trabalho foi realizado das 7h às 12h nas regiões norte e leste | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Conscientização

Em 2024, São José registrou mais de 98 mil casos da doença e a colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti. A Prefeitura conta com a colaboração de todos moradores da cidade para evitar nova epidemia.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.

Entre eles, estão ações como evitar o uso de pratinhos embaixo das plantas, evitar plantas aquáticas, não acumulsr entulho e lixo e manter bem tampados reservatórios e caixas-d’água. Confira aqui outras orientações.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato com a Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Além da Operação Casa Limpa, outras medidas de prevenção e combate à dengue são realizadas diariamente pelo município.

A programação de nebulização costal, controle de criadouros e Avaliação de Densidade Larvária, que segue até o fim do mês, pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile