No último sábado, dia 30 de agosto, a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou uma importante ação na ESF do Jardim Leonor. O evento, que contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã e do vereador Izaque Silva, proporcionou 372 atendimentos à comunidade local.
Serviços Oferecidos
Durante a ação, foram disponibilizados diversos serviços, incluindo limpeza facial, auriculoterapia e exames de papanicolau, realizados pelo ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer. Além disso, as crianças puderam participar de atividades como pesagem para atualização do Bolsa Família e desfrutar de um café da manhã com frutas e kits de hortifrúti, doados por lojas do Ceasa, que resultaram na montagem de 47 sacolas.
A atualização da carteira de vacinação foi oferecida para todas as idades, assim como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Ao todo, foram realizados 38 testes rápidos, 23 vacinas, 62 exames preventivos, dois inícios de pré-natal, 21 consultas de puericultura e 60 pesagens do Bolsa Família, além das limpezas faciais realizadas pela Estética Unoeste.
Atendimento à Saúde Animal
A equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) também esteve presente, oferecendo assistência à saúde animal, com vacinação contra raiva para cães e gatos. Foram realizados 157 atendimentos, incluindo 115 vacinas, 40 microchipagens e duas coletas de amostras para diagnóstico de leishmaniose.
As crianças puderam se divertir com um trenzinho, cama elástica, arte com bexigas e pintura, tornando o evento ainda mais especial.
Colaboração e Supervisão
Os serviços foram prestados pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) e eMulti (Equipes Multiprofissionais). Estudantes de psicologia da Unoeste participaram da recreação das crianças sob a supervisão do professor Lucas, enquanto a coordenadora Cidinha Martines garantiu a presença de estudantes do curso de estética para realizar as limpezas faciais, supervisionadas pela professora Luana.
Próximas Edições
Em setembro, mês em que a cidade comemora 108 anos, mais quatro edições do mutirão de saúde estão programadas para os distritos, sempre abertas ao público:
- 06/09/25 das 9h às 11h – Mutirão Saúde > Ameliópolis
- 13/09/25 das 9h às 11h – Mutirão Saúde > Eneida
- 20/09/25 das 9h às 11h – Mutirão Saúde > Floresta
- 27/09/25 das 9h às 11h – Mutirão Saúde > Montalvão
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fonte: https://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticia/65563