ENTRETENIMENTO

Carreta da Saúde inicia atendimentos oftalmológicos em Prudente com serviços gratuitos

| Redação
Wp external image 0dPOpw

A Carreta da Saúde, focada em oftalmologia, começou a atender a população no Centro Olímpico nesta terça-feira, 28 de abril. Este serviço, que é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinado a pacientes que já estavam na fila para consultas oftalmológicas.

A inauguração oficial ocorreu na tarde de segunda-feira, 27 de abril, com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin. É importante destacar que não haverá atendimentos por demanda espontânea; todas as consultas devem ser agendadas previamente pela regulação municipal.

As pré-consultas terão início nesta semana, enquanto as cirurgias estão programadas para começar na segunda semana. Na terceira semana, as consultas serão voltadas para crianças de 0 a 8 anos. O programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, prevê a realização de 150 consultas diárias na primeira semana, reduzindo para 120 consultas e 80 cirurgias de catarata a partir da segunda semana. A carreta permanecerá em Prudente por 45 dias, com os últimos 15 dias dedicados ao acompanhamento pós-operatório.

A Carreta da Saúde é uma unidade totalmente equipada, composta por uma carreta e dois containers, que incluem um centro cirúrgico completo, consultas oftalmológicas para adultos e crianças, exames e procedimentos cirúrgicos, além de acompanhamento pós-operatório e prescrição de óculos quando necessário.

Atualmente, há uma demanda significativa por atendimentos oftalmológicos, com 8.449 adultos aguardando consultas e 595 pessoas na fila para cirurgias de catarata. Entre as crianças, 955 aguardam atendimento, com agendamentos previstos para março de 2025.

Além de Prudente, a Carreta atenderá 19 municípios da região, que encaminharão pacientes do SUS com agendamentos feitos pelas secretarias de saúde locais. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), visando organizar os fluxos assistenciais e garantir a continuidade do cuidado na rede pública.

O programa “Agora Tem Especialistas” tem como objetivo reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias. Com 63 unidades móveis, ele leva saúde a regiões com pouca estrutura para assistência especializada. Desde o início das operações, as carretas já atenderam 150 regiões de saúde em todo o país.

Até o final deste ano, 150 carretas do programa estarão em funcionamento, equipadas com insumos e equipes multiprofissionais, para ajudar a atender a demanda reprimida por serviços especializados de saúde.

O prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã, expressou sua gratidão ao Ministério da Saúde, especialmente ao ministro Alexandre Padilha, por trazer essa importante iniciativa para a cidade e região.

As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.

Fonte: https://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticia/66787