ENTRETENIMENTO

Oficinas da Semana Nacional de Museus em Adamantina: Inscrições Abertas

| Redação
Wp external image zUalbe

A Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, anunciou a abertura das inscrições para as oficinas e atividades especiais da Semana Nacional de Museus 2026. Este evento ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio no Museu e Arquivo Histórico Setsu Onishi.

A Semana Nacional de Museus é uma ação promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o Brasil. O objetivo é valorizar os espaços culturais, incentivar a preservação da memória e aproximar a população da história e identidade das comunidades.

Programação Cultural

Em Adamantina, a programação contará com três dias repletos de atividades culturais gratuitas. Serão oferecidas oficinas, visitas guiadas, exibições de vídeos históricos, homenagens, encontros culturais e debates sobre a memória e a identidade local.

As oficinas possuem vagas limitadas e os participantes receberão certificados. As inscrições podem ser feitas através do link: inscreva-se aqui.

A Administração Municipal ressalta a importância de uma inscrição responsável, pois não comparecer após se inscrever pode impedir que outras pessoas interessadas participem.

Detalhes das Atividades

O Museu Setsu Onishi é um espaço fundamental para a preservação da história de Adamantina, reunindo documentos, fotografias e objetos que narram a trajetória do município ao longo dos anos.

Programação:

  • 18 de maio – Segunda-feira
    09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
    10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
    15h — Oficina do Futebol de Adamantina com o ex-jogador Orlando Rodrigues Daniel “Kakinha” (20 vagas | Certificado de participação)
  • 19 de maio – Terça-feira
    09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
    10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
    13h às 15h — Oficina de Bordado em Fotografias (Vagas limitadas | Certificado)
    20h — Oficina “Reviver Adamantina: Uma história contada” (20 vagas | Certificado de participação)
  • 20 de maio – Quarta-feira
    09h às 17h — Mostra de Vídeos Históricos de Adamantina
    10h e 14h — Visitas Guiadas ao Museu
    19h — Cerimônia Especial com entrega de Moção de Congratulações ao ex-jogador Kakinha e apresentação da Orquestra de Sopros do Projeto Guri
    20h — Oficina “Do Arquivo Histórico ao Museu Setsu Onishi” (20 vagas | Certificado de participação)

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para mais informações, as inscrições podem ser feitas diretamente no Museu e Arquivo Histórico Setsu Onishi, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Entidades e escolas podem agendar visitas pelo telefone (18) 99146-9012.

A Prefeitura de Adamantina enfatiza que a Semana Nacional de Museus é uma oportunidade para reforçar o papel dos espaços culturais na preservação da história e na promoção do conhecimento, além de fortalecer a identidade cultural da população.

E pra você, o que muda?

As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.

Fonte: https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/6672/inscricoes/