A partir de hoje, 3 de agosto, a Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, implementa uma nova fase na vacinação contra a poliomielite. Essa mudança é significativa, pois visa fortalecer a proteção das crianças contra essa doença.
O esquema vacinal agora conta com cinco doses. As três primeiras são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida. Além disso, foram adicionadas duas doses de reforço, que devem ser administradas aos 15 meses e aos 4 anos. A inclusão da dose aos 4 anos começa a valer a partir de hoje.
Marília Wittica, supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, informou que todas as 27 salas de vacinação em Prudente estão preparadas para atender as crianças nessa nova faixa etária. Isso garante que a população tenha acesso à vacina de forma ampla e eficiente.
Essa atualização no calendário de vacinação é parte de uma estratégia nacional que busca manter o Brasil livre da circulação do poliovírus, responsável pela poliomielite. O último caso registrado no país ocorreu em 1989, e desde 1994, o Brasil é reconhecido como uma área livre da doença.
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma infecção viral que pode resultar em sequelas motoras permanentes. A vacina inativada (VIP), que faz parte do novo esquema vacinal, é segura e não apresenta risco de causar a doença.
E pra você, o que muda?
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.