A Prefeitura de Presidente Prudente, em colaboração com a Central de Ambulâncias 192 e o Corpo de Bombeiros, realizou uma capacitação nos dias 4 e 5 de novembro. Essa ação é parte dos preparativos para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na cidade.
O treinamento teve como foco principal a padronização dos procedimentos operacionais, a melhoria das condições de segurança e a qualificação dos motoristas que atuam no transporte e atendimento à população em situações críticas.
A programação incluiu atividades teóricas e práticas. Os participantes aprenderam sobre a manutenção básica das ambulâncias, condução segura de veículos de emergência, avaliação de cenas de acidentes e cuidados com a segurança dos pacientes.
Pela manhã, foram abordados os protocolos de atendimento e os cuidados essenciais durante a operação das ambulâncias. À tarde, os motoristas puderam praticar com as novas viaturas que serão utilizadas pelo SAMU.
A parte prática do treinamento permitiu que os motoristas se familiarizassem com as novas ambulâncias, conhecessem os equipamentos disponíveis e aprendessem a manusear o novo sistema de maca, crucial para a segurança dos pacientes e das equipes durante o transporte.
Essa capacitação é fundamental para garantir a eficiência dos serviços de atendimento pré-hospitalar, promovendo uma atuação integrada entre os profissionais. A iniciativa é um passo importante na preparação das equipes para o SAMU em Presidente Prudente, que contará com veículos novos e profissionais treinados para atender emergências.
E pra você, o que muda?
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.