Na manhã desta terça-feira (9), a Prefeitura de Presidente Prudente promoveu uma palestra em homenagem ao Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Fundação Inova Prudente e contou com a presença de cerca de 200 servidores da área da Saúde.
A iniciativa foi uma colaboração entre a Escola de Gestão Pública, o Sesmt e a Supervisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. A palestra foi conduzida pela psicóloga Elizabete de Sant’Anna Shibuia, que atua na UBS Vila Real.
Durante a palestra, a psicóloga destacou a importância de discutir a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Ela mencionou: “Esse encontro teve como objetivo trocar experiências e abordar a saúde física e mental dos trabalhadores, além de conscientizar sobre problemas psicológicos, que muitas vezes são negligenciados. Muitas pessoas não compreendem o que é uma depressão ou um transtorno de humor bipolar”.
O Coordenador da Escola de Gestão Pública, Álvaro Benini, também enfatizou a relevância do autocuidado e da observação das pessoas ao nosso redor como formas de prevenir o suicídio. A palestra fez parte de uma série de atividades programadas para o Setembro Amarelo, um período em que as ações de informação e promoção da saúde mental são intensificadas no município.
E pra você, o que muda?
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.