O Programa Cidadescola, da Prefeitura de Presidente Prudente, alcançou o segundo lugar no Prêmio Educa Week, uma edição histórica que celebra 10 anos de reconhecimento na área educacional. O programa ficou atrás apenas do Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, na categoria “O Brasil precisa conhecer quem está transformando sua educação”.
A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2026, na FAAP, e contou com a presença de cerca de 5.000 participantes, incluindo quase 200 palestrantes e mais de 50 painéis em 4 palcos e 10 fóruns nacionais. A secretária Municipal de Educação, Karina Gomes, recebeu o troféu em nome do programa.
Karina expressou sua gratidão aos profissionais envolvidos no Cidadescola, às famílias que apoiam o projeto e ao prefeito Tupã, que tem investido na educação da cidade. Ela destacou que esse reconhecimento é um reflexo do impacto positivo que o programa tem na comunidade, transformando a cidade em um ambiente educador e promovendo cidadania.
O Prêmio e sua Importância
A responsável pela Diretoria de Gestão Educacional e Formação (DGEF) da Seduc, Márcia Mendes, foi a idealizadora do projeto que levou o Cidadescola a ser inscrito na categoria Destaque Nacional – Rede Pública de Ensino. O processo de seleção envolveu uma curadoria inicial, seguida de indicações e votação pública, que culminou na escolha dos dez finalistas. O programa foi avaliado por um comitê de jurados da Educa Week, que definiu os vencedores.
Sobre o Programa Cidadescola
Com 16 anos de atuação, o Cidadescola já beneficiou milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino, ampliando as oportunidades de aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. O programa começou em poucas escolas e hoje está presente em 30 unidades que atendem o Ensino Fundamental, oferecendo atividades no contraturno escolar para cerca de dois mil alunos.
Os estudantes permanecem nas escolas por cerca de 8 a 9 horas diárias, de segunda a sexta-feira, e são acompanhados por aproximadamente 100 professores em diversas áreas, como Acompanhamento Pedagógico, Cultura e Arte, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, e Ciências e Tecnologia.
Os resultados do programa mostram melhorias significativas no desempenho escolar, especialmente em Leitura, Matemática e Expressão Artística, além de um aumento na participação dos alunos em atividades coletivas. Também foram observados avanços na autoestima dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação e empatia.
E pra você, o que muda?
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.