ENTRETENIMENTO

Chá com Axé promove encontro de mulheres na Casa Afro Brasil

| Redação

No último sábado (31), a Casa Afro Brasil em Adamantina foi palco do evento “Chá com Axé: entre batons e gingados”, que reuniu aproximadamente 40 mulheres de Adamantina, Lucélia e Flórida Paulista. O encontro teve como foco a cultura, beleza, convivência e educação em saúde, destacando a importância da saúde feminina.

Organizado pela agente cultural e capoterapeuta Edicleia Ramalho, conhecida como Pantera, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Adamantina, através da Secretaria de Cultura e Turismo, da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Saúde e da Casa Afro Brasil.

A saúde da mulher foi um dos temas principais abordados, alinhando-se às ações do Outubro Rosa. A discussão não se limitou à prevenção do câncer de mama, mas abrangeu a saúde feminina de maneira mais ampla.

A enfermeira e doutoranda Daniele Ribeiro, junto com o supervisor da Casa Afro Brasil, Daniel Angria, liderou um diálogo sobre saúde mental e emocional, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), autoteste de HIV, PrEP, PEP e uso de preservativos. Também foram abordadas as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, enfatizando as particularidades da saúde das mulheres negras, considerando os efeitos do racismo e das desigualdades raciais na qualidade de vida e no cuidado.

A programação também celebrou a cultura e a ancestralidade, com a musicalidade da capoeira, conduzida por Edicleia e integrantes do grupo de capoeira Estrela da Barra. Além disso, duas capoeiristas ofereceram cuidados de beleza às participantes, como tranças, penteados e maquiagem.

O evento ainda proporcionou um momento de confraternização com chá e lanches, criando um ambiente leve para conversas, integração e troca de experiências entre as mulheres presentes.

A proposta do “Chá com Axé” foi unir cultura, autocuidado e informação, criando um espaço de acolhimento e valorização feminina, além de conscientizar sobre a importância da saúde integral da mulher.

E pra você, o que muda?

As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.

Fonte: https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/7334/cha-com-axe/