A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), promoverá as ações itinerantes de empregabilidade e capacitação profissional do Trabalha Rio, no próximo sábado (11/11), na Cacuia, bairro da Ilha do Governador. O mutirão, que acontecerá das 10h às 15h, na popular Praça do Tijolinho (Rua Affonso Henrique Martins Saldanha), realizará 150 atendimentos a moradores da região que desejarem se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho.
Também haverá oferta de matrícula nos cursos do Rio +Cursos, que certifica moradores do Rio em diversos segmentos profissionais, além de capacitar para o empreendedorismo os trabalhadores com mais de 50 anos de idade, no Rio +Cursos 50+.
– A Ilha do Governador é uma das prioridades da nossa gestão, porque identificamos na Central do Trabalhador insulana uma grande demanda dos trabalhadores da região pela participação em processos seletivos de empresas e por matrículas em cursos de qualificação. Por isso, resolvemos levar a ação do Trabalha Rio até a Cacuia, para estarmos mais próximos da população que mais precisa e quer fazer a diferença – explica o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
Para cadastrar o currículo ou se inscrever em um curso de qualificação profissional, é muito simples. Basta ter em mãos a carteira de identidade, o número do CPF e do PIS e, se possível, levar o currículo, com as experiências profissionais prévias e eventuais cursos que o trabalhador tenha realizado até aqui.
Vale lembrar que o Trabalha Rio também oferecerá orientações sobre como elaborar um currículo para aqueles que ainda não possuem o documento. Em caso de necessidade, há possibilidade de distribuição de mais senhas, além dos 150 atendimentos previstos.