O governador Romeu Zema e o vice-governador, Professor Mateus, participaram, nesta segunda-feira (27/11), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, do lançamento do projeto de interiorização Embaixadoras do Servas.
A iniciativa do Serviço Social Autônomo busca atuar na defesa, promoção e proteção da família, além de promover a prevenção da violência intrafamiliar. A ideia é ampliar a comunicação com os 853 municípios mineiros para construir e fortalecer a rede de apoio, em parceria com os setores público e privado.
Para isso, o Servas pretende mobilizar as primeiras-damas, secretárias municipais e mulheres representantes dos municípios de todo o estado a aderirem ao projeto, auxiliando na promoção e execução das ações da instituição.
“Quero dar os parabéns por mais essa iniciativa que engrandece o trabalho do Servas. Quando se fala em ação e assistência social, o que geralmente nos vem em mente são cestas básicas, doação de roupas e cobertores. Isso precisa ser feito mesmo. Só que isso geralmente só é feito quando o que deveria prioritariamente ter sido feito, não foi. Que é dar oportunidade das pessoas se desenvolverem. Nosso governo tem atuado nas duas frentes, principalmente a necessidade de criar empregos e atrair investimentos. Sem isso, nós não vamos evoluir. Nesses quase cinco anos do nosso governo nós conseguimos avanços expressivos”, disse o governador Romeu Zema.
O vice-governador, Professor Mateus, lembrou a importância do projeto para as famílias e pediu apoio das prefeituras. “Eu espero que todas as primeiras-damas, e prefeitos também, possam voltar para casa, instigadas a não só levar o trabalho do Servas para os seus municípios, mas também contaminar de uma forma positiva o ambiente dos consórcios municipais de saúde onde vocês se envolvem, os consórcios multifinalitários que possam atuar com o Servas de braços abertos nos projetos. família é a célula mais próxima social de um indivíduo. Por isso, plantar projetos que sejam capazes de fortalecer as famílias em cada uma das nossas cidades, representarão ao longo do tempo a nossa condição de modificação efetiva da nossa estrutura social, ressaltou Professor Mateus.
Direitos humanos
Estimular a criação e fortalecimento da Rede Municipal de Apoio à Família, viabilizar a inclusão social das pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social ou familiar, e proporcionar conhecimento sobre temas relacionados à promoção e defesa dos direitos humanos aos gestores públicos, gestores privados, trabalhadores e voluntários de entidades que atuam na assistência social são outras metas da iniciativa.
O projeto Embaixadoras do Servas tem respaldo constitucional e legislativo. Por meio da interiorização, o Servas visa alcançar todas as regiões de Minas Gerais, reconhecendo a importância de atender e apoiar a população.
Pesquisas mostram que intervenções focadas no fortalecimento dos vínculos familiares têm impacto significativo na redução de comportamentos de risco e na melhoria das relações familiares.
Protagonismo feminino
Durante a sua fala, a presidente do Servas e Primeira Dama do Estado, Christiana Renault, relembrou a história da instituição, o trabalho desenvolvido pelas primeiras mulheres que comandaram a instituição e a inspiração para a criação do projeto,
“Antes mesmo de assumir a minha posição no Servas este projeto começou a surgir no meu coração. Quando comecei a ler sobre o Servas e sua história eu já comecei a pensar como foi importante a sua criação para o protagonismo feminino em uma época onde a mulher tinha uma posição tão diferente que ela tem hoje. São sete décadas de história e no nascimento do Servas está a iniciativa de uma mulher pioneira e o simbolismo disto é muito forte” conta.
Ainda durante o evento, a presidente do Servas convidou as gestoras municipais a atuarem no resgate da família ao protagonismo social “Eu gostaria que cada uma das primeiras damas dos município de Minas Gerais, assim como cada prefeita e vice-prefeita me ajudasse a construir uma rede de apoio à família, pois quando a família está dando o suporte nós temos uma vida social mais homogênea e mais tranquila”, convocou.