O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta sexta-feira (1/3), da Missa em Ação de Graças em comemoração dos 459 anos da cidade do Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado da primeira-dama do município e presidente de honra da Obra Social RIOinclui, Cristine Paes, e do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere. A cerimônia, realizada aos pés da estátua do Cristo Redentor, foi celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta.
– Essa cidade é um lugar muito especial, temos que nos orgulhar muito, nesses 459 anos mais ainda. Parabéns a todos os cariocas, essa cidade é a junção da paisagem mais fantástica com o povo mais incrível. Por isso que o Rio de Janeiro é tão desejado no mundo todo. Que bom a gente poder celebrar esses 459 anos aqui no Cristo Redentor – afirmou o prefeito Eduardo Paes, que na missa fez a leitura da Primeira Palavra.
Rio comemora 459 anos: veja fotogaleria com imagens de vários pontos da cidade
Em sua mensagem, dom Orani ressaltou o compromisso do povo carioca com a paz e a fraternidade. Lembrou ainda que todos precisam fazer do Rio uma cidade agradável de se viver.
– Que nós possamos pedir sempre que, com os braços abertos do Cristo e a intercessão de São Sebastião, sejamos a bela e importante cidade, tanto na sua beleza natural como na sua história e cultura. Parabéns ao Rio de Janeiro pelos seus 459 anos. Que Deus continue abençoando a todos que aqui vivem e que por aqui passam – celebrou o arcebispo do Rio de Janeiro.
Reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar destacou que o povo carioca é solidário e que no momento é preciso ajudar os mais vulneráveis, aproveitando os festejos do aniversário da cidade.
– É um momento muito especial e histórico, uma festa para todos nós cariocas. Mais do que nunca, celebrar aos pés do Cristo traz uma força espiritual, uma energia maravilhosa para todos aqueles que vivem aqui nesta cidade. Estamos certos que as bênçãos do Redentor sobre todo o povo carioca nessa manhã foi muito especial. Cabe a nós cariocas, agora, estabelecermos boas práticas sustentáveis e uma relação com a vida mais prazerosa, educada e simples.
Outro aniversariante do dia, o cantor e compositor Jorge Aragão acompanhou a missa ao lado da esposa e de outros familiares. Ao completar 75 anos, ele ajudou a soprar as velinhas do bolo oferecido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca).
– Hoje é um dia muito especial, é uma felicidade pra mim ter nascido numa segunda-feira de carnaval e viver do samba. Parece coincidência, mas não é. É um privilégio ser carioca a fazer aniversário junto com a cidade do Rio de Janeiro, isso não é para qualquer um – disse o artista.
Categoria: