O pivô Charuto ficou entre os dez melhores jogadores de futsal do mundo de 2023. Ele foi indicado ao prêmio pela Futsal Planet, principal e tradicional premiação da modalidade, que teve como vencedor o Pito, camisa 10 da Seleção Brasileira.
Jogador do Magnus, o pivô fez uma temporada consistente em 2023. Foram 39 gols marcados em 50 partidas, no ano em que o time sorocabano conquistou o tri do Campeonato Paulista e o bi da Copa do Brasil.
Ainda na temporada passada, Charuto foi convocado e defendeu a Seleção Brasileira na Copa das Nações de Futsal. O Brasil bateu o Irã na final e se consagrou campeão do torneio.
Charuto relatou surpresa ao ver seu nome entre os melhores do mundo e ressaltou que 2023 foi bom “coletivamente e individualmente” para o Sorocaba.
– Muito feliz com essa notícia. Confesso que ontem fui pego de surpresa com essa notícia de estar entre os dez melhores do mundo. Foi um ano muito bom, tanto coletivamente, quanto individualmente e é claro que nada disso seria possível sem esse clube que é tão excelente como o Sorocaba. É legal demais para a carreira de um atleta concorrer a um prêmio dessa magnitude, ainda mais que na Europa eles olham um pouco menos para o Brasil, vemos que tem apenas três jogadores da Liga Nacional, e graças a Deus eu estou nessa lista, estou feliz demais – comemorou o pivô.
Além de Charuto e do campeão da premiação Pito, outros dois brasileiros também estão no Top-10 do mundo no futsal. São eles: Gustavinho, do Cascavel, e Richard, do Atlântico Erechim.
Nesta temporada, o pivô do Cachorrão já soma 33 gols em 39 jogos. O Sorocaba conquistou a Libertadores e a Supercopa em 2024. A equipe avançou na fase classificatória da Liga Nacional de Futsal (LNF), está garantida nas oitavas de final e vai enfrentar o São Lourenço.
O jogo de ida será disputado no dia 12 de outubro, às 18h, na Arena São Lourenço, em Santa Catarina. A volta está marcada para o dia 18, às 20h, na Arena Sorocaba.