A segurança e a proteção das pessoas. São com essas premissas já presentes no Estado que as forças de Segurança de Santa Catarina também planejam a atuação em Florianópolis para o dia 19 de outubro, quando haverá um show internacional do cantor Paul McCartney, no Estádio da Ressacada.
Nesta quarta-feira, 25, na sede da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP), na Capital, foram antecipadas algumas das ações previstas na segurança pública para a população neste dia em razão do grande número de pessoas que deverá se concentrar na região do Estádio e na própria cidade.
Reforço no policiamento ostensivo nos arredores do estádio e em vias próximas, delegacia móvel para o registro de ocorrências e uma central de plantão policial no aeroporto serão algumas das principais medidas, além de viaturas, ambulância e caminhão de combate a incêndio para eventuais atendimentos.
O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff, destaca que como o Estado é apontado como o mais seguro do País, é necessário a manutenção da excelência dos serviços prestados pelas forças de Segurança Pública de SC:
SONORA
A Gerência de Fiscalização da Polícia Civil de SC fará vistoria no local antes do evento, certificando-se que o show possui todas as autorizações necessárias para a sua realização com segurança.
Uma delegacia móvel será instalada no entorno do estádio, com policiais que poderão registrar ocorrências, prestar informações aos cidadãos e atender ocorrências locais.
Haverá das 8h do dia 19 de outubro até às 8h do dia 20 de outubro, a instalação de uma central de plantão policial da Polícia Civil no aeroporto Internacional de Florianópolis para atender exclusivamente eventuais ocorrências policiais na cobertura do show.
Também atuarão policiais civis à paisana no interior do estádio, somando esforços com outros agentes de segurança para garantir a tranquilidade do evento.
A PM contará com policiamento desde o começo da manhã com segurança ostensiva nos arredores do estádio e à noite no escoamento total de veículos, como explica o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel André Rodrigo Serafim:
SONORA
A PMSC trabalhará com policiamento ostensivo a pé, em cavalos, em viaturas e motocicletas e também fará policiamento nas rodovias estaduais próximas.
Haverá um Posto de Comando na área externa ao evento, próximo da entrada do Portão 2 e bilheteria, podendo ser acessado por qualquer pessoa que necessite do apoio da Polícia Militar e policiais estarão em todas as vias públicas dos arredores do evento.
Também atuarão 45 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de SC disponíveis em sete quarteis. A corporação terá no local ambulância e caminhão de combate a incêndio.
Uma recomendação da Polícia Militar de SC para evitar filas é chegar com antecedência, pois os portões serão abertos às 17h30. A corporação atuará em três turnos com mais de 400 policiais militares.
Outra recomendação é que o público dê preferência ao transporte coletivo, pois haverá bolsões de estacionamento de automóveis e/ou motocicletas na Via Expressa Sul mediante compra antecipada, sendo que a partir deste local, os ônibus levarão as pessoas diretamente ao evento.
Nas proximidades do evento, haverá estacionamento particular a ser utilizado, contudo, com vagas restritas e diminutas.
Dicas de segurança para o dia do show e outras informações podem ser conferidas em https://estado.sc.gov.br/noticias/
Participaram a SSP-SC, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Científica, o Ministério Público de Santa Catarina, o Procon de SC, a PRF e as secretarias de Segurança e de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, entre outros órgãos e a empresa responsável pela organização.