Presença do armador da Seleção Brasileira elevou o nível competitivo do jovem time do ECP
Contando com as ótimas estreias de Raulzinho e Bryan, mais duas atuações espetaculares de Bernardo Silva e Reynan Santos, a equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros foi até o Rio de Janeiro e conquistou uma grande vitória. Derrotou o Vasco da Gama por 65 a 62 (27 a 26), em partida válida pela terceira rodada da Liga Nacional de Basquete – NBB 2024/25. Na próxima quinta-feira (24), o Azul e Preto enfrenta o Botafogo, também no Rio.
Raulzinho, que começou como titular, jogou 18 minutos, marcou 11 pontos, pegou dois rebotes e deu duas assistências. O destaque pinheirense foram dois: Bernardo Silva, com 15 pontos e 10 rebotes (duplo-duplo), mais Reynan Santos, com 14 pontos, oito rebotes e duas assistências.
Também jogaram e marcaram: Jimmy Dreher (oito pontos, cinco rebotes, duas bolas recuperadas e duas assistências), Omena (três pontos e nove rebortes), Fidelis (nove pontos e três rebotes), Bryan (um rebote e uma assistência), Marcelo Cardoso (três pontos, duas recuperadas e uma assistência) e Luigi (um rebote). Paulichi, com 18 pontos, 13 rebotes e duas assistências foi o destaque do Vasco. O Pinheiros também foi bem nos rebotes: 48 bolas, sendo 22 de ataque, contra 46 do time carioca.
“Foi muito bom ter voltado ao Rio, fazer um bom jogo e sair com a vitória. O time cumpriu as determinações do Vitor Galvani e conseguimos uma grande resultado diante de um bom adversário. É um time novo e ainda temos muito o que crescer durante a temporada”, disse Bernardo Silva, maior destaque pinheirense.
Para o estreante Raulzinho, foi tudo ótimo. “Voltar a NBB, estrear no Pinheiros com vitória foi muito bom. Hoje sei que sou uma referência para os mais novos. Estou com uma cabeça melhor e sei que preciso melhorar muito. Só tive uma semana de treinos, mas já deu para ver como é a equipe “, disse.
Primeiro período – O Pinheiros começou a partida com Raulzinho na armação, sendo que Jimmy, Omena, Fidelis e Bernardo Silva completou o quinteto. E com uma assistência de Raulzinho, foi o Azul e Preto que abriu o placar. Com quatro pontos seguidos do veloz Reynan, o Pinheiros ficou duas vezes na frente do marcador (7-6 e 9-8), mas com muitos erros de ambos lados, o período inicial terminou empatado em 10 a 10, com o Azul e Preto errando cinco de nove arremessos de lances livres.
Segundo período – Com as duas equipes continuando errando, os dois primeiros pontos foram do Pinheiros, com boa assistência de Reynan para Agapy, colocar novamente o Azul e Preto na frente (12 a 10). E aumentou a diferença para cinco pontos (18 a 13), com duas bolas de três de Jimmy Dreher. E com uma parcial de 17 a 13, o ECP encerrou a primeira etapa do jogo na frente: 27 a 26. Outro ponto positivo foi o domínio dos rebotes da equipe pinheirense: pegou 27, 12 de ataque, contra 23 do adversário.
Terceiro período – Com o time melhor defensivamente e acertando no ataque, o Pinheiros esteve melhor no início do retorno do intervalo. Fez 31 a 26. No entanto, voltou a errar muito no ataque e permitiu o adversário fazer uma parcial de 14 a 11 e terminar o período em 38 a 40 para o Vasco.
Quarto período – Após ficar seis pontos atrás no placar (40 a 46), a reação pinheirense veio com duas bolas seguidas de João Fidelis, colocando o ECP na frente em 48 a 46 e uma parcial de 10 a 6. E com uma cravada – jogada da partida – com passe de Reynan para Bernardo, o técnico vascaíno teve que parar o jogo ao ver a diferença do ECP aumentar para oito pontos (56 a 48), com uma parcial de 18 a 8. E soube chega nos segundos finais com a vitória garantida: 65 a 62.
LIGA NACIONAL 2024/25
Primeiro Turno – Fase de classificação
RESULTADOS
12/10 – EC Pinheiros 68×67 Pato Basquete
14/10 – CA Paulistano 80 x 62 EC Pinheiros
21/10 – Vasco da Gama 62×65 EC Pinheiros
PRÓXIMOS JOGOS
24/10 – 20 horas
Botafogo x EC Pinheiros
Ginásio Oscar Zelaya
25/10 – 18 horas
Flamengo FR x EC Pinheiros
Ginásio da Gávea
29/10 – 20 horas
EC Pinheiros x Minas TC
Polisportivo Henrique Villaboim
31/10 – 20 horas
EC Pinheiros x Brasília Basquete
Poliesportivo Henrique Villaboim
Imagem destacada: Reynan Santos, vibrando com a vitória. Foto: Maurício Almeida/R10 Score Vasco