A população do Sertão do Ubatumirim voltou a contar com uma Unidade de Saúde da Família (USF) após a reinauguração do prédio na tarde desta quarta-feira, dia 11, pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A reforma do espaço contou com investimento de R$ 266 mil e foi concluída em oito meses de trabalho. A unidade foi contemplada com a troca do telhado e das janelas, uma nova fiação elétrica, revestimento, forro de gesso, pintura e móveis totalmente novos.
Com a inauguração, a USF volta a oferecer serviços como consultas de pré-natal, puericultura, coleta de exame Papanicolau, atendimento a hipertensos e diabéticos, consultas gerais, vacinas e exames laboratoriais.
“A nossa unidade atende cerca de 600 famílias, entre moradores do Ubatumirim e da Almada. Essa reforma foi um sonho que se tornou realidade. Para a equipe de profissionais possibilita ofertar um trabalho de melhor qualidade e, para os pacientes, a nova estrutura traz qualidade de saúde e de vida”, ressaltou o enfermeiro da unidade, Francino Pires.
A USF fica na Estrada do Pasto Grande, 3.205, no bairro do Ubatumirim.
“Essa é uma das diversas obras que ainda entregaremos de ponta a ponta da cidade. Na região Norte será inaugurada nos próximos dias a Estrada da Picinguaba e a região Sul ganhará em breve a UPA da Maranduba”, anunciou da prefeita Flavia Pascoal.
Homenagem à Maria Balbina
A USF do Ubatumirim recebeu o nome de Maria Laurentina de Novaes, carinhosamente conhecida como “Maria Balbina”, figura histórica e querida pela comunidade local.
Maria Balbina exerceu a função de parteira e teve um papel fundamental no nascimento e no cuidado de muitas famílias da região, sendo amplamente reconhecida por sua generosidade e compromisso com o próximo. Seu legado é motivo de orgulho para a cidade e dar o seu nome à Unidade Básica de Saúde do Ubatumirim é uma pequena homenagem ao seu incansável trabalho em prol do bem-estar da comunidade.