O lixo nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo Brasil, com o país contribuindo anualmente com até 190 toneladas de resíduos no mar.
Desses resíduos, 80% são compostos por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papeis. Para enfrentar essa realidade alarmante, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lançou nesta segunda-feira, 16, durante o evento oficial do Estação Verão 2025, o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, com o objetivo de engajar a população na preservação das praias e oceanos catarinenses.
Santa Catarina tem 41 municípios na sua costa e 28 deles estão de frente para o mar e enfrentam um grande desafio no combate ao lixo nos oceanos. Esses resíduos não só afetam a biodiversidade marinha, mas também impactam a economia e a qualidade de vida das regiões.
Durante o verão de 2025, a Semae estará promovendo ações nas praias do estado com o intuito de sensibilizar e educar a população sobre o impacto do lixo nos oceanos.
O secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, ressalta a importância do cuidado com o meio ambiente e fala das ações durante o verão:
SONORA
As ações do programa começarão em janeiro de 2025 e ocorrerão em cinco praias catarinenses, com o objetivo de impactar diretamente mais de 50 mil pessoas, entre moradores e turistas. Confira as datas e locais:
- 10/01 – Beira Mar, Florianópolis
- 18/01 – Praia Central, Balneário Camboriú
- 25/01 – Praia Central, Garopaba
- 31/01 – Jurerê Internacional, Florianópolis
- 07/02 – Praia da Joaquina, Florianópolis