• Lisboa | POR
Portugal venceu, esta quarta-feira, a congénere dos Países Baixos, por 4-2, em jogo da 2.ª jornada da Ronda Principal de qualificação para o Campeonato da Europa 2026, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Com este triunfo, a Equipa das Quinas passou a liderar o Grupo 7 de forma isolada, com seis pontos. Andorra e Macedónia do Norte empataram a um golo na outra partida.
João Matos tornou-se, esta quarta-feira, na 2.ª jornada da Ronda Principal de qualificação para o Euro’2026, no jogador mais internacional de sempre da Seleção Nacional de Futsal. O capitão do conjunto luso ultrapassou Arnaldo Pereira na lista, ao chegar às 209 internacionalizações.
Quanto ao jogo, Pany atirou ao poste aos 2′, após jogada individual pela esquerda. Pouco depois, aos 4’, bola parada e André Coelho esteve perto de tocar para dentro da baliza adversária. Pelos 6′, grande jogada coletiva de Portugal, com Neves, Silvestre e Tiago Brito, com o esquerdino a picar por cima do guardião adversário, mas um defensor neerlandês negou o golo. Pouco depois, nova grande oportunidade por Tiago Brito. Portugal estava dominador e não deixava os Países Baixos jogar. Aos 7’, André Coelho obriga Ons a uma defesa apertada. Portugal a carregar muito, com Ons a ter muito trabalho. Tiago Brito viu um remate seu também ir ao poste. Aos 9’, Lúcio que remata à procura de um desvio numa bola parada, mas Kutchy e Diogo Santos não conseguiram faturar. A Equipa das Quinas criava muito e, aos 9’, Lúcio Rocha teve duas ocasiões flagrantes, uma delas ao poste, sendo que João Matos também criou muito perigo.
Aos 15′, após muitos lances de golo, Portugal chega ao 1-0. Pontapé de linha lateral, grande combinação lusa e Tiago Brito faz o primeiro. Logo a seguir, Boukhari obriga Edu à primeira defesa. Aos 18’, Kutchy muito perto do 2-0, em duas situações.
Nos primeiros instantes da segunda-parte, Portugal aumentou a vantagem. Kutchy pressiona alto, a Equipa das Quinas recupera a bola e Diogo Santos atira a contar para o 2-0. Aos 26′, André Coelho testou os reflexos de Ons. Aos 27′, os neerlandeses roubaram uma bola em zonas adiantadas e reduziram para 2-1, por intermédio de Ismail Ouaddouh. Pouco depois, Tevfik Ceyar fez o empate. Portugal reagiu muito bem e Pany, num remate muito forte e colocado, fez o 3-2 (29′).
Aos 31′, excelente oportunidade para Portugal. Kutchy desequilibra pela esquerda, serviu Bruno Coelho, mas o camisola 10 atirou ao lado. Nos momentos finais, a segundos do toque que daria por terminado este embate europeu, Diogo Santos bisou na partida, fechando o marcador no 4-2.
Com este triunfo, a Equipa das Quinas lidera o Grupo 7, com seis pontos, seguida pelos neerlandeses, com menos três.
Recorde-se que Portugal está no Grupo 7 de qualificação, juntamente com Andorra, Países Baixos e Macedónia do Norte. Os vencedores de cada agrupamento juntar-se-ão aos anfitriões Lituânia e Letónia na fase final do Europeu. Os oito melhores segundos classificados terão de passar por uma playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa de 2026 será organizada pela Letónia e Lituânia, e decorrerá entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.