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Prefeitura explica funcionamento do Serviço de Abordagem Social – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) é um serviço contínuo oferecido dentro da Proteção Social Especial de Média Complexidade. O objetivo desse serviço é desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar e comunitário, além do acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas. Ele realiza a busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, entre outros serviços.

As abordagens acontecem por todas as regiões de Ubatuba, realizadas por equipes da Organizações da Sociedade Civil (OSC) “Samaritano”, que venceu processo licitatório para o projeto. A Secretaria Municipal de Assistência Social acompanha e supervisiona todo o processo, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O público-alvo dessa política pública inclui crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas costumam ocupar espaços públicos ou grandes concentrações, utilizando esses locais para moradia, obtenção de renda ou como forma de sobrevivência. Além disso, o SEAS também atende situações que envolvem a violação de direitos fundamentais dos indivíduos presentes nessas localidades.

As principais demandas de atendimento estão relacionadas a pessoas em situação de rua, abuso de substâncias psicoativas, trabalho infantil, exploração sexual, entre outras situações de risco. A abordagem social é geralmente o primeiro contato das pessoas em alta vulnerabilidade com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), sendo uma das ferramentas mais importantes para garantir que os direitos e diretrizes fundamentais da Assistência Social cheguem à população mais necessitada.

Em Ubatuba, o SEAS foi implantado no dia 2 de setembro de 2024 e atende todo o município. Em pouco mais de três meses de trabalho, já foram realizadas 910 abordagens, com 211 serviços ofertados.

A equipe é composta por uma assistente social, uma educadora social e um motorista. As abordagens são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento pode ser solicitado diretamente no CREAS, localizado na rua Maranhão, 279, no centro da cidade, ou pelo telefone (12) 3833-3316.