NOTÍCIAS

Secretaria de Educação promove atribuição a 18 novos professores – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Secretaria de Educação de Ubatuba recebeu 18 dos 30 professores novos PEB1 – de Educação Infantil ao quinto ano, convocados pelo concurso e que vão assumir salas livres em 2025.

Essa atribuição vai direcionar os profissionais para a atuação nas unidades durante o projeto Férias nas Escolas, que acontece nas creches até o dia 29 de janeiro. A posse dos novos servidores está marcada para o dia 17 e o exercício efetivo para o dia 20 de janeiro.

No dia 3 de fevereiro, haverá a atribuição do ano, quando acontece a escolha de sede definitiva. Após a remoção dos professores que já estão na rede, no dia 4, haverá uma atribuição interna nas escolas-sede, onde será definida a sala de aula em que cada profissional irá atuar durante o ano letivo.

A aula inaugural, que marca o início do calendário 2025, acontece na sexta-feira, 7 de fevereiro, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e as aulas nas escolas, com alunos, terão início no dia 10 de fevereiro.

O secretário de Educação, José Carlos Firme deu as boas-vindas aos servidores e destacou que é professor concursado desde 1998. “Cada dia que eu venho para a Secretaria de Educação de Ubatuba, eu me sinto renovado em busca de fazer o melhor por Ubatuba e não só aqui, mas nas extremidades das escolas, onde conseguimos beneficiar nossos alunos”, afirmou.

O professor que realiza o apoio administrativo, Paulo Celso, começou o procedimento de atribuição destacando a importância que a Educação dá a sempre valorizar o servidor público, pois ele é “a base da sociedade. Essa valorização é feita buscando meios de reflexão, conversação e propostas, para que a gente consiga chegar num fator comum”, disse.

Os novos admitidos são de diversos locais do Estado, além de moradores de Ubatuba. Evelyn Santos é de Dourado, interior de São Paulo, e reconhecida como o centro geográfico do Estado. Ela veio a Ubatuba uma vez aos 15 anos e nutria o sonho de morar na praia, até que fez um processo seletivo no pós-pandemia e com o fim do contrato, iria voltar para sua cidade. “Os planos de Deus são diferentes dos nossos. Eu prestei o concurso público e estou aqui agora para efetivar”, comemorou. “Minhas expectativas são as melhores. Eu amei os projetos, o contato com a natureza. O amor das crianças, então isso realmente me motivou a continuar aqui”, complementou Evelyn.

Já Marcos Vinícius Barbosa da Cruz Santos veio em busca da tão sonhada estabilidade. “Eu vim de processos seletivos de outras cidades, e o concurso é uma oportunidade que eu achei de poder ter uma estabilidade maior. Não gosto de criar muita expectativa, mas eu quero que seja um ano abençoado e que dê tudo certo tanto para a escola como para a comunidade que a gente vai estar servindo”, comentou.