Espaço de debate e reflexão sobre os principais avanços e desafios no campo da atenção hospitalar, o V Congresso Brasileiro de Gestão em Saúde Pública teve início na tarde desta quarta-feira (27/9), durante a Feira ExpoHospital, no Expominas, em Belo Horizonte, com a participação de diversas autoridades e especialistas no tema de todo o país.
Organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), o evento, que segue até esta quinta-feira (28/9), busca fomentar a interação entre gestores e profissionais da saúde das esferas estadual, municipal e federal, a fim de promover o compartilhamento de casos de sucesso e incentivar discussões sobre o futuro da assistência hospitalar.
“Teremos participantes muito especiais, de várias regiões do Brasil. Fizemos esse convite aos secretários de saúde dos estados e eles foram muito calorosos e receptivos em aceitar. Isso permite compartilharmos ideias e soluções para que possamos sair desse evento melhores do que entramos”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante a abertura oficial do Congresso.
Edivaldo Farias da Silva, presidente do Cosems-MG, salientou a relevância das pautas. “Nesses dois dias, esperamos discutir a saúde pública de forma qualificada. Para nós, é uma honra estar nesse espaço para contribuir cada vez mais com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.
De acordo com a representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, “a Opas tem muito interesse em discutir o aprimoramento da gestão hospitalar no âmbito do SUS, de forma que o sistema público de saúde possa cada vez mais dar as respostas que a população necessita”, afirmou.
Durante o evento, Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) mencionou sua expectativa em trazer alguns aspectos que envolvem a atuação da empresa, de forma a contribuir com os debates sobre o tema.
Já o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, ressaltou o quanto é importante para a capital receber um evento desse porte. “Isso contribui muito para que Belo Horizonte possa figurar em um cenário de relevância, em termos nacionais”, pontuou.
Programação
Nesta quarta-feira, o secretário Fábio Baccheretti também marcou presença na mesa redonda sobre modelos inovadores de gestão hospitalar, que contou com a participação das secretárias de Estado de Saúde da Bahia, Roberta de Carvalho Santana, e de Santa Catarina, Carmem Zanotto. Baccheretti apresentou aspectos das políticas hospitalares e pré-hospitalares desenvolvidas pela SES-MG.
Outros temas abordados no primeiro dia do evento foram as tendências, desafios e perspectivas do mercado da saúde; o financiamento e a contratualizaçao da política hospitalar; e urgência e emergência. questões de financiamento, desafios para a sustentabilidade das unidades hospitalares, saúde digital e regionalização dos hospitais.
Já nesta quinta-feira, estarão em pauta os desafios para a sustentabiidade das unidades hospitalares, com a participação da presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Renata Ferreira Leles Dias; Saúde Digital, inovação e tendências no SUS, com a participação da secretária adjunta de Saúde de Minas Gerais, Poliana Lopes; e regionalização e vocacionalização dos hospitais, com a presença da subsecretária de Redes de Atenção à Saúde de Minas Gerais, Camila Moreira de Castro.
A programação completa do evento está disponível neste link.